"Eu sei o que vocês têm feito. Sei que não são nem frios nem quentes. Como eu gostaria que fossem uma coisa ou outra! Mas porque são apenas mornos, nem frios nem quentes, vou logo vomitá-los da minha boca." Apocalipse 3: 15-16
Eis que vim de Deus, como tu; do barro também eu fui formado. Jó 33: 6
Certa manhã de céu ensolarado, um homem de olhos vivificados veio em minha direção na calçada, interrompeu os meus passos e disse:
"Tome posse do quê?! Quem é o senhor que não pode esperar? Eu lá faço parte de algum exército?!" pensei confuso. "É claro que quando pequeno sonhava em lutar nos extraordinários confrontos que assistia em meus filmes prediletos, porém, nunca cogitei a possibilidade de que alguém surgiria na rua me convidando desta maneira" refleti rindo.
Na verdade, eu sabia que aquele homem não estava me convidando para participar de nenhuma guerra fictícia, contudo acreditei que seria engraçado pensar assim, pois realmente, dentro de mim tinha a compreensão de que aquelas palavras pronunciadas não faziam parte de uma simples brincadeira de um homem simpático, e isto me preocupava bastante.
Durante todo aquele dia, tive a impressão de que estava esquecendo algo muito importante. Realmente, por muitas vezes senti que havia um buraco dentro de mim, eu estava incompleto . Fiquei extremamente perturbado. As pessoas falavam comigo e eu não compreendia nada, escutava, todavia, não conseguia prestar atenção, as vozes fugiam e tudo o que restava era a sensação de ausência.... Vazio estava, e não cheio, pois faltava...
Não conseguindo dormir durante a madrugada, resolvi ir até a cozinha de minha casa tomar um copo de água. Foi então que vi um vaso amarelo bonito, vazio, feito de barro, em cima da mesa. Naquele momento aquele vaso me interessou, então comecei fitá-lo e assim pensamentos curiosos surgiram em minha mente.
"Qual a finalidade de um vaso vazio?" pensei nesta questão. "Se um vaso feito para transportar água para plantas fica de enfeite em uma cozinha, algum dia a decoração é substituída e o vaso vai para o lixo, a tinta saí, ele fica feio e quebra. Se um vaso feito para transportar água para as plantas fica de enfeite na cozinha com um pouco de água dentro e uma florzinha, um dia essa flor morre, a água é jogada fora e o vaso pode acabar tendo o mesmo destino do primeiro vaso ou receberá outra flor e será rotineiramente "um mero vaso de uma única florzinha", mais uma decoração no mundo... Contudo, se um vaso feito para transportar água para as plantas é enchido todos os dias e levado para despejar água no jardim, aquele lugar verde floresce, ampliando a vida, gerando bons frutos e o vaso será sempre muito útil."
Eu não fazia ideia de como havia imaginado em minha mente toda aquela história do vaso e porque justamente aquele objeto surgiu em meu coração. Entretanto, cada vez que pensava em vasos e jardins aquela sensação de ausência aumentava, estava convencido de que realmente faltava algo.
Então, inesperadamente, eu vi...
Uma luz ofuscante entrou pela porta da cozinha. Era uma luz tão bela e serena... Diante de mim eu pude ver um anjo do Senhor dizer:
" Há aqueles que dizem acreditar na existência do Deus Altíssimo, porém, são como este vaso amarelo. Não se enchem do Espírito Santo. Não buscam ao Pai Celestial e não compreendem verdadeiramente os seus ensinos. Estão acostumados a serem vasos vazios, e neles não há água viva para fazer crescer o reino de Deus e alegrar o seu coração. Essas são as pessoas que não utilizam a espada. Saiba que eles são para mim como vasos frios.
Por outro lado, há aqueles que são como um vaso amarelo com um pouco de água e uma florzinha, pois são essas as pessoas que se enchem moderadamente, sendo que utilizam a espada ás vezes e se ocupam com apenas a sua própria vida, somente com as coisas que lhe fazem parte, como este vaso a manter água para a flor que lhe pertence. Desta maneira, não distribuem água no jardim para fazer florescer o reino de Deus. Saiba que eles são os vasos mornos, e que o Senhor os vomita de sua boca.
Por último, há os vasos cheios, que se enchem do Espírito Santo de Deus todos os dias. São aquelas pessoas que possuem muita água viva em seu interior e que a utilizam para frutificar o reino do Senhor, fazendo avivar os que creem e buscando sempre falar do amor do Pai para os que estão ao seu redor. São essas pessoas que fazem o jardim do Pai Celestial crescer a cada dia mais. Estes são os filhos disponíveis, corajosos, alegres e tementes ao Senhor. Eles sim usam a espada todos os dias.
Há amor a Deus e consequentemente ao próximo, existe uma chama ardente em seus corações. Por isso saiba que eles são os vasos quentes.
Deus lhe chama hoje para ser um vaso cheio do Espírito Santo. Não para ser frio, e nem morno, e sim para ser quente. Para viver a vida que Ele tem para ti. Para sentir o que é amar de verdade, e não se confundir com paixões terrenas que não perduram na memória, e sim para escolher amar eternamente, dia após dia, não se cansando jamais de sua escolha, pois você verá o quão maravilhoso é o que escolheu. Você está preparado meu jovem? "
"Sim!" respondi imensamente feliz. Eu não poderia ter dado outra resposta. O anjo disse exatamente o que o meu coração precisava saber. Eu olhava admirado para o anjo do Senhor, tentando lembrar de cada palavra dita e guardar tudo dentro de mim com o desejo de que ali permanecesse para sempre.
Antes de ir, o anjo do Senhor me disse:
"E agora meu jovem, vá buscar a sua espada. Você faz parte de um exército! O exército de Deus precisa de você no campo de batalha. Não será fácil lutar, porém, não desista! Saiba que a sua força vem do Senhor, não só por hoje e sim para sempre!"
E assim o anjo partiu e eu não tive tempo de perguntar-lhe a qual espada ele se referia. Contudo, não fiquei triste, pois naquele momento eu sabia o que deveria fazer. Orei ao Senhor pedindo que me esclarecesse que espada deveria buscar, e escutei uma voz insondável tocar em meu coração dizendo calmamente:
"Efésios 6:10-18"
Busquei minha bíblia e encontrei nesta passagem um dos ensinamentos mais bonitos que recebi em toda minha vida:
10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.”
Deus realmente colocou a espada em minhas mãos. O Seu livro, a Sua palavra era o que eu realmente precisava ter tomado posse há muito tempo. Agora compreendo perfeitamente o que aquele homem de olhos vivificados queria me dizer, era tão simples, mas naquele instante não pude entender pois estava distante de Deus, estava vazio do Espírito Santo, não tendo o conhecimento necessário da palavra.
Desde o dia do encontro com o anjo, busquei sempre revestir-me com toda armadura celestial. E foi assim que o Senhor deu-me a vitória em todas as minhas batalhas, manhã após manhã, tempestade seguida de tempestade.